Muitas vezes trabalhamos por anos e anos para conseguir fazer uma boa economia e conseguir ter uma aposentadoria tranquila. Mas por um simples descuido de alguns segundos, acabamos perdendo tudo.
Isso não está muito longe da realidade dos vovôs e vovós pelo país. Cada vez mais acompanhamos pessoas que tem suas contas invadidas e toda economia retirada. Inclusive segundo o DataSenado, 1 em cada 4 brasileiros disseram que já caíram em golpes digitais nos últimos 12 meses.
Mas pior do que perder o dinheiro que temos, é perder o dinheiro que a gente não tem. A maioria dos golpistas também pedem empréstimos em nome da pessoa roubada e até retiram o dinheiro do limite do cheque especial. Como pagar isso depois? E mesmo aceitando devolver o dinheiro roubado, alguns bancos demoram semanas para o ressarcimento.
Parte das vezes esse dinheiro é roubado através de golpes, mas uma outra parte acontece quando o celular é furtado/roubado. E ai vem a pergunta do título: Vale a pena deixar um segundo celular só para acessar o Banco?
Sim! Vale a pena ter um segundo celular só para acessar o banco de casa
O principal motivo para ter um segundo celular só para isso é “Não ter dor de cabeça”. Os aparelho hoje em dia são protegidos por senha e biometria. Os apps dos bancos tem suas próprias senhas e mecanismos para limitar funções. Tudo isso e mesmo assim lemos todos os dias celulares roubados sendo usados para limpar as contas das vítimas. Então se todas as suas economias estão em um banco e você cuida dele pelo aplicativo do celular, vale a pena pensar na possibilidade de ter um celular que fique na sua casa e cuide somente disso.
Mas obviamente você não precisa pegar o melhor celular para isso. O que normalmente as pessoas fazem é pegar um celular usado ou quando comprar um novo para o dia a dia, deixar o antigo para o banco!
Mas eu uso pagamento por aproximação. O que fazer?
O que fiz foi abrir uma conta em algum banco digital (Nubank, C3, Mercado Pago, etc) e deixar na conta somente o dinheiro que vou usar na semana. E, obviamente, cancelar qualquer tipo de crédito para empréstimo ou saldo de cheque especial. Em caso de roubo do celular, o bandido terá somente acesso ao APP do banco digital.
Ah, verifique antes se o seu banco permite configurar o pagamento por aproximação do celular.
Eu protejo meu APP com senha e biometria. Devo me preocupar?
Teoricamente não. Como disse, ter dois aparelhos é principalmente para não ter o stress em caso de roubo do celular. Mas, como todos sabemos, o crime é muito evoluído no Brasil e nada garante que qualquer proteção no aparelho não seja burlável. Principalmente em caso de engenharia social.
A engenharia social é quando o golpista manipula a vítima emocionalmente para que ela mesma forneça suas senhas ou desbloqueios. Por exemplo, o ladrão vai ligar fingindo ser da polícia e vai pedir o código de desbloqueio para certificar que o aparelho é realmente seu! E, acredite: eles são MUITO BONS nisso.
E mesmo tendo um aparelho bem protegido, temos algo para nos preocuparmos: houve um aumento muito grande de roubo de celular enquanto a pessoa usa. Ou seja, pegando o aparelho desbloqueado. O bandido é tão especializado nesse tipo de roubo que em menos de 5 minutos ele pode ter acesso ao email e recuperar senhas importantes. Nunca duvide dos criminosos especialistas.
Preciso assinar outra linha telefônica?
Não! Esse celular pode ficar sem linha. Você pode usar o wi-fi da casa ou compartilhar a internet do seu aparelho que você usa no dia a dia.
Posso ter o APP do banco em dois aparelhos simultaneamente?
A maioria dos bancos não permite isso por segurança.
Mas eu não posso usar o Internet Banking pelo computador?
Com certeza. O problema é que enquanto o computador é super visado por vírus e phishing, os celulares acabam sendo mais seguros porque normalmente só instalamos aplicativos da loja do Google ou Apple.
Importante: NUNCA instale aplicativos de fora dessas lojas!
Algumas dicas finais
– Deixar sempre o segundo celular desligado! Ligue somente para usar.
– Não instale apps desnecessários. Somente o do banco;
– Atualizar sempre que possível o sistema operacional e do app do banco;
– Usar um PIN (senha para usar o celular) forte também nesse aparelho;
– Só saia de casa com o aparelho para ir ao banco ou em casos excepcionais (por exemplo, comprar algo com valor alto)
Dúvidas? Deixem nos comentários
Resumo: Muitos ladrões ficaram especialistas em pegar dinheiro de bancos em apps de celulares roubados, mesmo em aparelhos bem protegido (senha e biometria). Por isso vale a pena pensar em um celular somente para acesso ao aplicativo do banco e que nunca saia de casa. Principalmente se você tem limites altos ou dinheiro guardado na conta.
Deixe um comentário