Quem já pensou em comprar um carro conhece o dilema: comprar um carro novo mas mais simples ou um mais antigo com motor melhor, bancos de couro e ar condicionado?
Todos queremos um celular novo e melhor, mas infelizmente nem sempre temos condições de pagar por um modelo recém lançado. Mas isso não significa que não podemos comprar um aparelho bom!
Um celular usado acaba sendo uma oportunidade para você conseguir trocar de aparelho ou comprar um pela primeira vez. Mas realmente vale a pena pegar um celular com um certo tempo de uso? A resposta, como tudo na vida, é “DEPENDE”.
Vamos falar alguns prós e contras do mercado dos celulares usados para ajudar a tomar sua decisão!
Vantagem 1: Preço acessível
Assim como no caso dos carros, você pode optar sempre por um aparelho novo nota 5 (os intermediários) ou um usado nota 7 (um modelo mais para o topo de linha). Por exemplo, no caso de pessoas com dificuldade de enxergar letras pequenas, uma tela maior pode ajudar nas tarefas do dia a dia. Isso pode ter um custo alto em um aparelho novo, mas um preço acessível em um equipamento de segunda mão. Então se o dinheiro está apertado, vale a pena pesquisar um aparelho usado com essa característica.
Isso serve para várias características: bateria, rapidez, câmera para filmar os netos… Ao buscar um usado tenha em mente o que é mais importante na sua busca por um aparelho.
Vantagem 2: Aparelhos recém lançados com preço mais baixo
Muitas vezes é possível encontrar aparelhos recém lançados já no mercado de usados.
Mas o que vem na mente nesses casos é sempre “mas se um aparelho novo está a venda é porque ele tem algum problema”. E você não está errado. Por isso o importante é sempre comprar de lojas que revisam o aparelho e dão garantia.
Geralmente são aparelhos que voltam ao mercado por exemplo no prazo de devolução da compra, ou que são detectados pequenos defeitos e não se qualificam mais para venda geral, porém estão revisados para venda.
Vantagem 3 – Sustentabilidade
Não podemos tirar essa vantagem na fórmula. Muitas vezes um aparelho que ficaria parado acaba ganhando uma nova vida.
Os problemas de comprar um aparelho usado
Mas nem tudo são flores no mercado de usado. No caso dos aparelhos celulares devemos triplicar os cuidados. Então segue as dicas:
1- O aparelho pode ser roubado
Sempre que comprar um eletrônico faça questão de pedir nota fiscal. Além de uma garantia de procedência, também pode te livrar de receptar um produto roubado.
Outro fato é que todo celular tem número chamado IMEI que funciona como a impressão digital do aparelho. Só ele vai ter esse número no mundo. Quando for comprar peça antes para quem for vender o aparelho lhe passar esse número. Com isso, vá ao site https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/celular-legal/consulte-sua-situacao e faça a busca para ver se esse aparelho acusa alguma informação de roubo ou furto. Lembrando que o aparelho só vai estar neste site se a pessoa roubada tiver feito um boletim de ocorrência ou cadastrado após o roubo.
2- A bateria
As baterias, mesmo as de modelos mais recentes, possuem uma determinada vida útil que chamamos de “ciclos”. Quanto mais vezes carregada e descarregada, menos tempo ela irá durar longe da tomada.
O ideal é que a bateria esteja a no máximo 80% da sua saúde. Abaixo disso o aparelho precisará ser recarregado constantemente, ou seja, talvez não dure um dia inteiro fora da tomada.
Para verificar a saúde da bateria no iPhone veja aqui. Para ver a saúde da bateria do Android veja aqui.
3- Ausência de garantia
Algumas lojas fazem a revisão e dão garantia para seus aparelhos usados. Mas se você comprar de outra pessoa, não terá garantia.
4- Atualização do aparelho
No geral, aparelhos mais antigos (com uns 5 anos de mercado) não receberão mais atualizações de novos sistemas operacionais. Isso pode trazer problemas pela falta de correções de bugs e falhas de segurança.
5- O aparelho pode ser antigo demais
Verifique se ele tem o mínimo: pelo menos 4 GB (giga bytes) de memória RAM para rodar o básico (Whatsapp, navegar na internet e acessar as redes sociais) ou pelo menos 8GB para tudo funcionar perfeitamente.
Além de tudo isso, é importante verificar a tela. Fuja de tela trincada porque numa nova queda ela pode quebrar.
RESUMO
Comprar aparelho de celular usado tem vantagens e desvantagens. Caso opte por um celular usado, fique atento com a procedência, se ele é muito antigo e se não está com partes quebradas.
Ficou com dúvidas? Deixe seu comentário abaixo!
Deixe um comentário