Fechar ✖

Quer receber nossas melhores dicas e atualizações direto no seu computador? Clique e quando aparecer a pergunta "🔔Mostrar notificações", clique em "Permitir"!

Vovó Yayá apontando

O que é o Google? Como pesquisar nele?

Ouça esse post:
Tamanho do texto:

A Internet é praticamente uma enciclopédia de infinitos volumes. Isso é ótimo porque você praticamente pode encontrar de tudo. Mas como achar facilmente um conteúdo que você deseja ler e que seja de qualidade? É  Simples! Para isso que criaram o Google! Mas o que é o Google? Por que é tão bom? Como usá-lo?

O caos da Internet

Existem 3 motivos que eu acho a Internet uma das melhores coisas da atualidade. Primeiro é a facilidade de comunicação, já que ela nos permitiu entrar em contato com qualquer pessoa rapidamente. A segunda é poder acessar atrás da informação de qualquer parte do mundo a qualquer hora do dia. Mas a parte mais legal da internet para mim é a terceira:  ela permite qualquer um criar conteúdo sobre qualquer assunto para todo mundo ler. E isso é sensacional!

Por exemplo: Se você ama o carro Brasília da Volkswagem e gostaria de saber mais sobre esse modelo brasileiro. Com certeza vai encontrar alguém que já escreveu várias curiosidades a respeito dele. Ainda por cima vai encontrar várias outras pessoas que tem a mesma paixão pelo carro. E, a melhor parte: se não achar nada, VOCÊ pode escrever e atrair pessoas com a mesma paixão!

Mas isso trouxe dois problemas: Como encontrar esse conteúdo e como saber se ele é realmente bom.

No final da década de 1990 existiam basicamente 2 tipos de buscadores. os “tipo Yahoo” e “os tipo “Alta Vista”.

Yahoo e Clones. Bom para aquele tamanho de internet

O Yahoo funcionava como aqueles classificados “Páginas Amarelas”, só que da Internet. As pessoas cadastravam seus sites em alguma categoria e ele exibia os sites cadastrados em ordem alfabética.

Yahoo Brasil nos anos 2000. Todas as páginas estavam em categorias pré determinadas (fonte: Wayback Machine)

Ele funcionava bem para aquele tamanho de internet, onde somente grandes portais e alguns conhecedores de programação tinham sites. Mas era previsível que, com o crescimento e popularização da rede, isso ficaria impraticável.

Altavista – O primeiro buscador que buscava tudo a se popularizar

Enquanto o Yahoo dependia das pessoas se cadastrarem, o Altavista fez algo diferente: Ele varria a internet atrás dos conteúdos. Isso trazia uma infinidade a mais de respostas, o que era perfeito para a internet que crescia a cada dia. Mas com o tempo ele passou a trazer um outro problema: Muita quantidade, pouca qualidade.

Vários resultados, mas nenhum mostra o site da Nike. (fonte)

Google – A solução das buscas na Internet

Já comeu um doce tão bom, mas tão bom que você resolveu falar sobre ele para todo mundo? E provavelmente você já foi em lugares que outras pessoas te recomendaram, certo? Esses restaurantes acabam ganhando notoriedade porque muita gente acaba recomendando, atestando que a comida de lá é muito boa.

O Google surgiu no começo dos anos 2000 e resolveu o problema de qualidade de busca do Altavista usando um conceito parecido. Se eu escrevo um post e coloco um link para a Nike, o Google entende que aquilo é uma recomendação boa para o site. E com todo mundo “recomendando” o site da empresa, numa busca por “Nike” vai trazer o resultado do site da empresa em primeiro lugar.

Site da Nike em primeiro lugar na busca

E isso acabou valendo pra qualquer coisa que se procurava! Os resultados muito superiores fez com que o verbo “Googar” virar sinônimo de “Procurar na Internet”.

No meio da década de 2000 e com a popularização das ferramentas de publicação de conteúdos (blogs, redes sociais, foruns de discussão, etc) a quantidade de conteúdo na internet cresceu absurdamente e com isso, o Google se transformou em algo extremamente necessário.

Entendi, mas como uso o Google?

1- Abra o navegador e entre em https://google.com.br

2- Procure por qualquer coisa. Por exemplo “receita de bolo de chocolate” ou “onde assistir jogo do Corinthians

3- Veja os resultados e clique no que lhe parecer com a melhor resposta.

Algumas dicas

  • O Google exibe resultados diferentes para as buscas. Comidas, passagens aéreas, modelo do celular, etc. Cada pesquisa traz um tipo de página diferente com as respostas;
  • Os resultados também serão diferentes se a busca for no celular ou no computador, ou se você está em uma outra cidade/estado/país;
  • Algumas vezes as primeiras respostas são de propaganda e talvez não seja exatamente o que você esteja procurando. Você pode identificá-las ao ver “Publicidade” acima do resultado;
  • Se você procurar usando aspas, ele vai procurar EXATAMENTE aquele termo. Por exemplo, uma busca por Vovos Pontocom sem aspas vai trazer diversos resultados, mas por “Vovos Pontocom” com aspas vai trazer somente resultados com esse termo;
  • Se você usar o sinal de “menos” o Google vai excluir aquele termo de seus resultados. Por exemplo, uma busca por receita de bolo -chocolate vai trazer várias receitas de bolo excluindo os de chocolate.
  • Use perguntas completas. O Google entende perguntas como “qual a capital do Brasil?” e pode dar uma resposta direta no topo da página.
  • Atualmente alguns resultados são gerados por inteligência artificial. Embora bastante certeiros, algumas vezes não são resultados confiáveis. Vale a pena sempre procurar por resultados em sites.
  • Se quiser buscar informações de um site específico, digite “o que quer achar site:url do site“. Por exemplo “receitas site:tudogostoso.com.br” e verá só receitas desse site.
  • Depois de pesquisar, clique em “Imagens” para ver fotos ou “Notícias” para ler sobre um assunto atual.
  • E agora, uma que uso muito: Está com dúvida de como escrever uma palavra? Digite no Google e se tiver errada, ele vai oferecer uma correção para você.

Outras dicas para usar o Google como Expert!

  • Se quiser saber o significado de uma palavra, digite “definição: tecnologia” e o Google mostrará a explicação do dicionário Oxford.

  • Para traduzir algo de um idioma para outro, basta digitar “tradução de casa para inglês” e ele mostrará “house“;
  • Você pode digitar “hora em Lisboa” para saber a hora exata lá ou “previsão do tempo amanhã” para ver o clima;
  • Se tem dificuldades para digitar, basta clicar ou tocar no ícone do microfone na barra de pesquisa e fale o que deseja buscar. Vale para o celular quanto no computador.

  • Clicando em “Estou com sorte” ele te joga direto para o primeiro resultado da busca. Se estiver com sorte, vai encontrar o que estava procurando!

E, por fim, a dica principal: Se estiver usando o navegador Chrome e quiser procurar algo, você pode digitar na barra de endereços que ele automaticamente fará a busca no Google. Isso fará você ganhar alguns segundos 🙂

Existem muito mais funcionalidades no buscador do Google. Se tiver alguma que você acha que faltou, deixe nos comentários! E como você viu, adoro bolo de chocolate, então se quiser deixar sua receita, prometo que irei fazê-la! rs rs rs

O que você precisa ficar sabendo sobre este texto: Para fazer uma busca na internet, basta acessar o https://google.com.br, digitar o que você quer procurar e pronto!

Ajuda do Dicionário

Google: [Pronuncia-se Gugol] Pode ser "o" Google, que é o principal site de buscas da internet, ou "a" Google, que é a empresa responsável por diversas outros produtos como o buscador, o Youtube, o Sistema Operacional Android, o Navegador Chrome, etc. A empresa mudou de nome e agora atende pelo nome de Alphabet

Internet: A Internet é como uma grande rede mundial que conecta computadores e celulares, permitindo que você envie mensagens, assista vídeos e encontre informações sobre praticamente qualquer coisa.

Navegador: Programa usado para navegar nas páginas da Internet. É por onde você acessa sites como o Google, UOL, Folha, etc. Existem vários, mas os mais populares são Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Opera (da Opera) e Safari (da Apple).

Veja AQUI dicionário completo

Sobre o autor: Jonny Ken

Corinthiano e Torcedor dos Celtics. Tentou ser biólogo, deu aulas para crianças, jovens e adultos mas se apaixonou pelas as maravilhas da área de Tecnologia. Já trabalhou com suporte, com redes e programação. Blogueiro desde 2006. Conhecido por ter criado o migre.me, popular encurtador de URL na década de 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade 1
Publicidade 2