Fechar ✖

Quer receber nossas melhores dicas e atualizações direto no seu computador? Clique e quando aparecer a pergunta "🔔Mostrar notificações", clique em "Permitir"!

Vovó Yayá apontando

O que é Download e Upload?

Ouça esse post:
Tamanho do texto:

Se você está na internet, muito provavelmente já ouviu os termos “Download” e “Upload“. Mas o que é isso?

O que é Baixar um arquivo?

Imagine que você está com seu celular ou em seu computador e vai pegar algum arquivo que está na Internet ou em um aparelho de outra pessoa. Pode ser uma foto, um vídeo, um programa novo, uma música, uma atualização, um jogo, etc. O ato de você TRANSFERIR esse arquivos para a sua máquina chama-se Download. Ou em português, baixar um arquivo.

Então quando alguém fala “É só fazer o download do aplicativo e instalar”, o que ele esta dizendo é que é para você encontrar o aplicativo que está na internet, fazer a transferência do arquivo para o seu equipamento e instalá-lo.

Do mesmo jeito, quando alguém fala “É só baixar as fotos do batizado do seu neto”, o que ele está dizendo que é para você pegar as fotos e transferir uma cópia para o seu computador.

O que é Subir um arquivo?

Agora vamos para a situação inversa: Você tem fotos e/ou vídeos das festas de final de ano e quer que todos os familiares e amigos consigam ver. Para isso você precisa enviar esses arquivos para algum lugar – um álbum de fotos na internet ou mandar para o Whatsapp para o grupo da família. Nesse caso você vai fazer o Upload dos arquivos. Ou em português, subir os arquivos.

Onde mais usamos os termos “Upload” e “Download”?

Quando vamos contratar sinal de Internet (principalmente em internet em casa), as operadoras oferecem diversos tipos de plano de acordo com a Velocidade de Download e Upload. E, como você deve imaginar, quanto maior essa velocidade, mais rápido você vai navegar na internet. Afinal, toda vez que está navegando na internet, você está fazendo download de dezenas de arquivos (como os textos e fotos desse post). E se você consegue baixar mais rápido os arquivos, mais rápido uma página vai ser carregada.

Imagine que você precisa levar várias pilhas de roupas da lavanderia para o quarto. Quanto mais rápido você for, mais rápido vai terminar o serviço. O mesmo vale para a velocidade na internet.

Outro lugar que usamos esses termos é quando vamos assinar um plano de internet no celular. A maioria dos planos coloca um limite de “Download”, ou seja, você só pode baixar uma determinada quantidade de arquivos.

No nosso exemplo das roupas, o limite seria “Você só pode levar 10 pilhas de roupas para o quarto. Mais do que isso, só pagando.”

Qual a diferença entre “estar online” e “fazer download”?

Hoje em dia como estamos praticamente 100% do tempo com o computador ou celular conectados na internet, os dois na pratica são a mesma coisa. Por exemplo, para ouvir suas músicas favoritas você não precisa baixar elas e tocar no seu computador/celular, já que você pode ouvir elas direto da internet, já que elas estão “online”.

Mas se por acaso você for viajar e no caminho não tiver sinal de internet, você só vai conseguir ouvi-las se tiver baixado elas.

É como comparar rádio e fita cassete. O rádio vai estar sempre tocando música (online), mas para ouvir música em lugar que o rádio não pega, só se você tiver feito o download das músicas antes.

Onde ficam os arquivos baixados?

Isso varia muito de sistema operacional (Windows, Linux, MacOS, Android, iOS, etc) e até mesmo de versão deles. Mas na maioria sempre existe uma pasta chamada “Downloads”. Por exemplo, no Windows 11, ao entrar no “Gerenciador de Arquivos” existe uma pasta chamada “Área de Trabalho”. Dentro dela, é só abrir a pasta “Downloads”.

Já no celular, se você salvar uma foto, pode ser que ela tenha ido junto com as fotos que você tira. Basta fazer como normalmente você faz.

IMPORTANTE: CUIDADO AO BAIXAR ARQUIVOS

Baixar arquivos contaminados é a principal fonte de contaminação por vírus e outros programas maliciosos. Então siga essas regras:

1-  NUNCA baixe arquivos de fontes que você não conhece.

Está procurando algum programa, vídeo ou fotos e um site que você nunca viu na vida diz que tem e é só baixar? Grandes chances de estar contaminado.

Recebeu um email com fotos que você não pediu? Segure a curiosidade e não clique para baixar.

Só baixe arquivos de fontes confiáveis e sempre esteja com o antivírus atualizado!

2- Triplique o cuidado com arquivos executáveis

Alguns arquivos são perigosos porque conseguem alterar o computador. Então se for baixar fotos, veja se ele são realmente fotos. Se for baixar vídeo, veja se realmente são vídeos. E se tiver dúvida, não clique para baixar. E se o computador/celular avisar que aquele arquivo é perigoso, cancele.

3- Recebeu arquivo em email/whatsapp mas você não pediu? Ignore.

A primeira coisa que uma máquina contaminada faz é disparar centenas de mensagens com uma cópia do vírus para todos os amigos. Então a regra é simples: NUNCA faça download de arquivos não solicitados, mesmo se for de conhecido. Na dúvida, mande uma mensagem para ele confirmando.

Um dos mais famosos casos de ataque na internet era de um vírus que se espalhava mandando uma mensagem fazendo uma declaração de amor.

Alguma dúvida? Deixe nos comentários! <3

Resumo: Download é você transferir um arquivo (foto, música, vídeo, documento, etc) para o seu computador/celular. Upload é você transferir um arquivo do seu equipamento para algum lugar (normalmente a internet). Se fossem frutas, fazer o download é você trazer elas pra casa e fazer upload é levá-las para o mercado.

Ajuda do Dicionário

APP: [Pronuncia-se "Éppi" ou "Apepê"] Programas para os Smartphones que podem ser baixada na loja do sistema operacional (Google Play Store ou Apple App Store)

Antivírus: Programa responsável para identificar programas maliciosos feitos para causar problemas ou roubar dados de um computador/celular.

Atualização: São pequenos programas feitos para corrigir problemas recém descobertos e também contendo melhorias para o usuário. Muito importante para qualquer sistema de computação.

Download: Significa "Baixar um arquivo", ou seja, transferir o arquivo de um lugar para um dispositivo meu. Por exemplo: "Fiz o download das fotos do celular para o meu computador" ou "Fiz o download das atualizações do anti-virus". É a ação inversa do Upload.

Email: [Pronuncia-se emeil] Mensagens trocadas através de um endereço de email. Ainda é utilizado principalmente para comunicação com empresas (envio de boleto, aviso de pagamento, etc), mas os usuários estão preferindo usar mensageiros instantâneos como o Whatsapp.

Internet: A Internet é como uma grande rede mundial que conecta computadores e celulares, permitindo que você envie mensagens, assista vídeos e encontre informações sobre praticamente qualquer coisa.

Online: [Pronuncia-se Onlaine] É quando algo está conectado. Pode ser alguém (p.ex. "estou online, pode mandar o arquivo") ou algo (p.ex "Comprei naquela loja online")

Seguir: É o ato de seguir alguém ou algum canal nas redes sociais. O mesmo que Follow

Sistema Operacional: O Sistema Operacional é como o gerente do seu computador ou celular. Ele organiza e controla tudo o que acontece, desde ligar o aparelho até abrir seus programas e aplicativos. Exemplos de sistemas operacionais são o Windows, no computador, e o Android, no celular. Sem ele, o dispositivo não funcionaria corretamente.

Upload: Significa "Subir um arquivo", ou seja, transferir o arquivo de um dispositivo meu para algum lugar na internet. Por exemplo: "Fiz o upload das receitas no site da Ana Maria Braga. Fiz o Upload das fotos do aniversário da Mariana no álbum da família". É a ação inversa do Download.

Whatsapp: [Pronuncia-se Uatisapi] Principal aplicativo de troca de mensagens pelo celular. Hoje está sob o controle do Facebook.

Veja AQUI dicionário completo

Sobre o autor: Jonny Ken

Corinthiano e Torcedor dos Celtics. Tentou ser biólogo, deu aulas para crianças, jovens e adultos mas se apaixonou pelas as maravilhas da área de Tecnologia. Já trabalhou com suporte, com redes e programação. Blogueiro desde 2006. Conhecido por ter criado o migre.me, popular encurtador de URL na década de 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade 1
Publicidade 2