Imagine alguém que usa a mesma chave para abrir tudo: o carro, o portão da garagem, a porta de casa, o cofre do banco, a caixa postal, o escritório e assim por diante. No início, pode até parecer prático, mas se pensarmos bem está longe de ser seguro. Afinal, se a chave for perdida, roubada ou se alguém conseguir copiá-la sem que o dono perceba infelizmente terá acesso a tudo que ela protege.
Isso vale também para senhas que usamos na internet. Se você usa a mesma senha pra tudo e alguém descobrir ela, automaticamente terá acesso a todos lugares que ela protege. Mas tem um outro agravante: a quantidade de senhas roubadas na internet tem crescido a cada dia.
Como assim senha vazada?
Quando um programador faz um site ou um programa, ele tem que guardar as senhas para depois poder verificar que você é você mesmo. Mas do mesmo jeito que existem cozinheiros, pedreiros ou pintores bons e ruins, existem também os programadores bons e ruins.
Um programa mal feito por um programador descuidado permite que hackers consigam roubar os dados de todos os usuários.
É raro mas acontece muito
Se a sua senha estiver no meio dos dados roubados pelos hackers e ela for igual em outros lugares, quando eles rodarem um programa que testa estas senhas em todos os sites possíveis, vão entrar na sua conta.
Mas o que eles podem fazer com minha senha?
Depende! Se conseguirem entrar no email, podem recuperar todas as suas senhas de diversos sites, tentar entrar no .gov.br, fazer uma procuração em seu nome e fazer um bom estrago.
Se for a senha de redes sociais, podem entrar na sua conta e ler suas mensagens e pegar algo para conseguir chantagear. Ou pedir dinheiro para todos seus amigos. Ou, o que é mais comum, encherem de propaganda de remédinho azul ou sites de apostas.
Então nada na internet é seguro?
Calma! Felizmente as empresas estão investindo cada vez mais em segurança. Os profissionais também estão cada vez mais discutindo o assunto da segurança, tornando esses eventos de roubo de senhas cada vez mais raros. Fiquem tranquilos!
Mesmo assim, vale algumas dicas!
Então o que devo fazer para me manter seguro
1- Nunca utilize a mesma senha
A primeira coisa a se fazer é nunca usar a mesma senha. Isso garante que um possível vazamento de senhas acabe não afetando sua segurança imediatamente.
2- Evite senhas fáceis
Já que estamos falando de senhas, um outro problema são as senhas fáceis. Senhas que sejam palavras existentes no dicionário, datas comemorativas, números, nomes de pessoas, personagens, pets ou de cidades, etc. podem ser quebrados com algum tempo de processamento, enquanto senhas com letras aleatórias e símbolos como “%&*);[” dificultam a quebra.
3- Utilize sempre que possível o “Logar com o Google/Facebook/Microsoft/Apple”
Não quer decorar muitas senhas? Então vale a pena usar o “Sistema de Autenticação Única”, onde o Google (ou a empresa que você escolheu) consegue avisar o site que você é você. É um método seguro porque a única coisa que a empresa manda para o site é que garante que a pessoa é ela mesma! Ninguém vai ter acesso a seus dados, emails, fotos, etc
Inclusive, no texto sobre “Como criar um email?” sugerimos para você criar uma conta do Gmail justamente porque quase todos os sites aceitam login por conta do Google.
3- Talvez usar um gerenciador de senhas
Infelizmente, mesmo para as pessoas com memórias privilegiadas, decorar tantas senhas diferentes está completamente fora de cogitação. Anotar elas na agenda também não é das coisas mais seguras, já que qualquer pessoa pode ter acesso e copia-las com uma simples fotografia.
Então uma boa dica é pensar em um gerenciador de senhas. Existem vários na internet, mas um que vale a recomendação por ser gratuito e seguro é o gerenciador de senhas do Google. Este ótimo vídeo mostra como instalar e usar ele no navegador, no Android e no iOS.
Existem outros que são pagos. Se perder suas senhas é algo que pode causar um prejuízo gigantesco, vale a pena esse investimento. Eu utilizo o 1Password, que é um dos mais seguros dessa área.
Outras vantagens dos gerenciadores de senhas é que eles criam senhas grandes e totalmente aleatórias (um exemplo: “h#$mDF21AB!”) e também facilitam o acesso durante a navegação na internet. Basta clicar e entrar. Ele digita tudo para você automaticamente.
Mas se eu perder o celular ou o computador? Como fica o gerenciador?
Eles possuem método para recuperar as senhas em seus manuais. Fiquem tranquilos!
4- Mas eu não consigo fazer nada disso…
Decorar senhas, usar símbolos como $#*, instalar gerenciadores de senhas… Infelizmente sabemos que nada disso é simples. Mas então eu sugiro uma dica: Por que não criar seu próprio método de guardar suas senha?
Decore sua senha que você sempre usa. Essa tem que ficar na memória. Ela vai ser metade da sua senha.
Em um caderno ou agenda você anota a outra metade. Por exemplo, eu guardo na minha cabeça a senha “ExemploParaVovos” que vai ser o começo de todas as minhas senhas. Já no caderno eu anoto: Google – “MAR”. Microsoft: “RIC”. Facebook: “DID”.
Ai quando for acessar o Google, basta usar a senha “ExemploParaVovosMAR”. Agora você tem uma senha diferente para cada lugar. Se sua senha vazar ninguém vai conseguir entrar em nada automaticamente! E se alguém acessar suas anotações, não vai conseguir acessar! Um verdadeiro VOVÔ E VOVÓ HACKER!
Resumo: Usar a mesma senha para tudo é muito perigoso. Se alguém descobrir, pode ter acesso a diversos lugares e causar um estrago de imagem e até financeiro. Então nunca devemos repetir uma senha. Uma dica é utilizar armazenadores de senha.
#criptografia
Teste dos Vovôs: O que você aprendeu?
Por que eu nunca devo repetir a mesma senha?
Deixe um comentário