
Imagine você, seu pai ou seu avô perder aposentadoria, benefício ou ter o nome usado em golpes por um simples descuido digital. É isso que pode acontecer se você não cuidar da sua conta gov.br.
Você empresta seu cartão de crédito? Sua escova de dente? Assina um papel em branco? Você fala a senha do seu email? Do seu Whatsapp? Então porque você deixa as pessoas acessarem seu gov.br?
A conta gov.br foi criada em 2019 para reunir todos os serviços públicos em um único login e senha. É com ela que você acessa INSS, Imposto de Renda, Carteira de Trabalho, CNH Digital e praticamente toda sua vida pública. E como a epidemia da COVID-19 acelerou a digitalização dos serviços, praticamente todo mundo tem sua conta. Hoje, 163 milhões de usuários possuem conta lá.
Agora me diz se isso já aconteceu com você ou com alguém da sua família: Precisa resolver um serviço, mas não sabe usar o sistema. Fica com medo de errar. Não entende direito como funciona. E aí entrega o login e a senha do gov.br para outra pessoa “dar uma olhadinha”.
Ou então cai em um golpe e, sem perceber, o fraudador passa a ter acesso à sua conta.
Ou ainda usa uma senha fácil demais. Data de nascimento. Número de telefone. Ou repete a mesma senha em vários sites.
É assim que começa o problema. Quando alguém invade sua conta, pode:
- Trocar seus dados.
- Bloquear você do próprio acesso.
- Desviar pagamentos.
- Abrir empresa no seu nome.
- E até assinar documentos e procurações como se fosse você.
Não preciso nem falar do problema que isso pode causar, né?
Então a dica é simples: NUNCA, JAMAIS, EM MOMENTO ALGUM, EM HIPÓTESE NENHUMA forneça sua senha na conta gov.br. E uma dica importante: A maioria dos serviços que exigem acesso de terceiros da sua conta, como imposto de renda, cálculos de impostos, controle de MEI, etc você consegue dar permissão para que outra pessoa acesse sem ter acesso direto a sua conta. Se precisar de ajuda para isso, deixe um comentário que a gente pode fazer um vídeo sobre esse tipo de compartilhamento!

Proteger somente a senha não é suficiente! Fraudadores também tentam roubar a biometria. (fonte: Agência Brasil)
Outra dica importante: NUNCA deixe ninguém tirar sua foto ou digitais em qualquer lugar que não seja por um funcionário do banco dentro da agência ou em alguma instituição pública (Poupatempo, agência do INSS, fóruns, etc). Muitos golpes no gov.br acontecem com roubo de biometria.
Por fim, sempre ative a proteção por dois fatores (2FA). Damos essa dica aqui!
Mas eu confio na pessoa que estou dando a senha! Ele jamais faria algo de errado!
Pode ser que sim. Mas o fato de alguém ter bom coração não significa que ele tenha o mesmo cuidado com sua senha que você tem. Ele não vai fazer nada de errado, mas nada garante que ele não vacile ao cuidar da senha! Portanto, muito cuidado!
Se essa informação te ajudou, compartilhe com alguém da sua família hoje mesmo. Porque segurança digital começa dentro de casa.










Deixe um comentário