Fechar ✖

Quer receber nossas melhores dicas e atualizações direto no seu computador? Clique e quando aparecer a pergunta "🔔Mostrar notificações", clique em "Permitir"!

Vovó Yayá apontando
Tamanho do texto:

Como os golpistas conseguem nossos dados? O que é vazamento de dados?

Por Jonny Ken

Em

Se você reparar, ultimamente os bandidos tem usados dados sigilosos para tornar os golpes cada vez mais parecidos com os documentos verdadeiros. Eles não mandam mais nome. Mandam nome completo, CPF, telefone, nome da mãe e até senhas antigas para você achar que aquilo é real.

Exemplo de tentativa de golpe. Mensagem chegado no Whatsapp da vítima, e todos os dados pessoais são verdadeiros. Isso realmente dá mais credibilidade!

Aí vem a pergunta: como os bandidos sabem de todos esses nossos dados?

Simples: vem de vazamento de dados.

Como assim “vazamento de dados”?

Você sabe que existem cozinheiros bons e ruins, pedreiros bons e ruins, médicas boas e ruins, etc etc etc. Todo tipo de trabalho temos bons profissionais e maus profissionais.

E na programação é a mesma coisa: temos bons programadores e maus programadores.

E um sistema mal feito pode abrir brechas para que uma pessoa má intencionada tenha acesso ao banco de dados. É nele que estão todos os dados de todo mundo.

Estou quase entendo. Pode me dar um exemplo?

Imagine que você perdeu um boleto. Aí você vai no site da empresa para emitir uma segunda via. Teoricamente você só deveria conseguir imprimir a sua conta. Mas se o site tiver um problema de segurança?

No caso de um sistema com vulnerabilidade, um hacker vai conseguir pegar a segunda via das contas de todos os clientes. Aí ele vai conseguir dados como nome completo, cpf e endereço de todo mundo.

Cada vez mais dados estão sendo vazados na internet. Fonte: Tecnoblog

E como isso chega nos golpistas?

De diversas maneiras. Antigamente eles compravam pela internet. Mas hoje existem até sistemas mais completos onde os dados de vários vazamentos são cruzados. Um vazamento tem o e-mail e CPF. No outro, o telefone e CPF. Cruzando os dados, agora ele passa a ter e-mail, telefone e CPF.

Com mais dados, o golpista consegue convencer melhor que o golpe não é golpe.

Então estamos vivendo o caos?

Realmente praticamente todo mundo tem os dados vazados. Os ladroes sabem nome e CPF de praticamente todo mundo. Mas alguns dados mutáveis como número de telefone e endereço podem ser mais difíceis de vazar hoje em dia.

Hoje em dia as empresas possuem profissionais de segurança digital que verificam tudo que as pessoas tem acesso. Também graças as novas leis de proteção de dados, as empresas só pedem informações quando elas são extremamente necessárias. Não tem porque uma loja perguntar o nome da minha mãe, por exemplo.

Além disso, a multa por vazamento de dados é extremamente alta – de 2% do faturamento até 50 milhões de reais. O que pode até falir uma empresa.

E como saber quais dados meus foram vazados?

Tem um site chamado “Have I Been Pwned” (meus dados já vazaram?). Lá você coloca seu email e eles mostram quais dados já vazaram e estão na internet.

Meu email já esteve presente em 27 vazamento de dados

“Caramba! É muito dado”

Dependendo do caso, infelizmente é sim.

Resumo: não é porque te passaram dados que não seja um golpista. Não é porque ele sabe o nome da sua mãe quer dizer que ele realmente conhece ela.

Ajuda do Dicionário

APP: [Pronuncia-se "Éppi" ou "Apepê"] Programas para os Smartphones que podem ser baixada na loja do sistema operacional (Google Play Store ou Apple App Store)

Banco de dados: Programa que armazena informações de maneira estruturada e que pode ser consultado de acordo com a necessidade. Por exemplo, acessar o banco de dados com os dados de todos os funcionários da empresa e efetuar uma busca por aniversariantes do dia 30 de novembro

E-mail: Veja Email

Email: [Pronuncia-se emeil] Mensagens trocadas através de um endereço de email. Ainda é utilizado principalmente para comunicação com empresas (envio de boleto, aviso de pagamento, etc), mas os usuários estão preferindo usar mensageiros instantâneos como o Whatsapp.

Internet: A Internet é como uma grande rede mundial que conecta computadores e celulares, permitindo que você envie mensagens, assista vídeos e encontre informações sobre praticamente qualquer coisa.

Seguir: É o ato de seguir alguém ou algum canal nas redes sociais. O mesmo que Follow

Senha: É a palavra-chave que só você deve conhecer para que consiga entrar nos sistemas para confirmar que você é você. NUNCA fale sua senha.

Whatsapp: [Pronuncia-se Uatisapi] Principal aplicativo de troca de mensagens pelo celular. Hoje está sob o controle do Facebook.

Veja AQUI dicionário completo

Sobre o autor: Jonny Ken

Corinthiano e Torcedor dos Celtics. Tentou ser biólogo, deu aulas para crianças, jovens e adultos mas se apaixonou pelas as maravilhas da área de Tecnologia. Já trabalhou com suporte, com redes e programação. Blogueiro desde 2006. Conhecido por ter criado o migre.me, popular encurtador de URL na década de 2010.

Textos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade