Fechar ✖

Quer receber nossas melhores dicas e atualizações direto no seu computador? Clique e quando aparecer a pergunta "🔔Mostrar notificações", clique em "Permitir"!

Vovó Yayá apontando
Tamanho do texto:

Qual a diferença entre Bloqueio, Suspender, Hibernar, Desligar e Reiniciar o computador?

Por Jonny Ken

Em
Atualização:

Ouça esse post:

Uma das primeiras lições que aprendemos ao usar o computador é que jamais devemos desligá-lo cortando a energia diretamente (puxar da tomada, desligar a fonte, etc). Isso pode corromper o Windows e causar a perda de arquivos importantes do sistema. É algo básico, mas fundamental para quem está começando.

Mas quando vamos desligar o computador, seja ele de torre/gabinete, seja o notebook, aparecem várias opções: Bloqueio, Suspender, Hibernar, Desligar e Reiniciar. Você sabe em qual situação usar cada um?

Antes: Para desligar o computador você clica no ícone do Windows (a janela azul na barra inferior do Sistema Operacional), depois no botão de desligar.

🔒 Bloqueio

O que faz: Bloqueia a sessão atual do usuário. A tela de login aparece e você precisa digitar a senha para voltar.
Quando usar: Quando vai se afastar do computador por pouco tempo e quer manter seus dados protegidos. Não funciona se o computador não precisa de senha para entrar.

🌙 Suspender

O que faz: Coloca o computador em modo de baixo consumo de energia, mantendo a sessão aberta na memória.
Quando usar: Ideal para pausas curtas (umas 4 horas). O computador “acorda” rapidamente. Pode ser que a falta de luz reinicie o computador e você perca tudo que não foi salvo.

🕒 Hibernar

O que faz: Salva tudo no disco rígido e desliga o computador completamente. Ao ligar de novo, volta exatamente como estava. E tem a vantagem de não ficar pedindo para confirmar se deseja realmente fechar aplicativos.
Quando usar: Ótimo para economizar energia em pausas longas, como à noite antes de dormir. Só leva um pouco mais para terminar o processo.

Importante: Algumas versões do Windows não possuem a função “hibernar” ativado. Como é o que eu mais uso, mais abaixo vou explicar como fazer para ativar.

⏻ Desligar

O que faz: Encerra todos os programas e desliga o computador por completo.
Quando usar: Ao terminar de usar o computador por um bom tempo ou vai ficar sem usar o computador por longos tempos (semanas ou meses)!

🔄 Reiniciar

O que faz: Desliga e liga o computador automaticamente.
Quando usar: Para aplicar atualizações, resolver travamentos ou problemas de desempenho.

“Eu uso notebook! Qual devo usar?”

É possível configurar o que você deseja fazer quando abaixar a tela do notebook. Minha sugestão:

  • Se você anda ele na mochila, nunca “Suspenda” o computador pois ele continua funcionando e pode super aquecer e estragar o equipamento.
  • Se você sempre usa ele em casa, usa ele sempre ligado na tomada e raramente coloca em mochila, você pode configurar ele para Suspender, mas não pode esquecer de desligar ele em caso de transporte na mochila.
  • Se você usa muito o computador fora da tomada, o ideal é hibernar ele. O modo “Suspender” gasta energia e pode descarregar a bateria.

Para alterar essa configuração:

  • Abra o Painel de Controle (pode digitar isso na busca do menu Iniciar).
  • Vá em “Hardware e Sons” > “Opções de Energia”.
  • No menu à esquerda, clique em “Escolher função do fechamento da tampa”.
  • Escolha “Quando eu fechar a tampa” + na bateria e quando estiver conectado na energia.
  • Clique em “Salvar alterações”.

Como deixo algumas vezes o computador ligado na madrugada e também tenho gatos que adoram andar sobre o teclado, eu deixo para o computador não fazer nada quando fecho a tampa do notebook.

Como ativar a hibernação no Windows 11:

  • Abra o Painel de Controle (pode digitar isso na busca do menu Iniciar).
  • Vá em “Hardware e Sons” > “Opções de Energia”.
  • No menu à esquerda, clique em “Escolher a função dos botões de energia”.
  • Clique em “Alterar configurações não disponíveis no momento” (precisa de permissão de administrador).
  • Marque a opção “Hibernar” na seção “Configurações de desligamento”.
  • Clique em “Salvar alterações”.

Ficou alguma dúvida? Deixe comentários aqui ou no nosso Instagram! Abraços!

Ajuda do Dicionário

Hardware: [Pronuncia-se Rardiuére] É a parte física do computador. O que dá para pegar. Por exemplo mouse, teclado, modem, monitor, disco, memória RAM, câmera, etc.

Login: É como você se identifica no sistema junto com a senha para se logar. Normalmente se usa o email.

Senha: É a palavra-chave que só você deve conhecer para que consiga entrar nos sistemas para confirmar que você é você. NUNCA fale sua senha.

Sistema Operacional: O Sistema Operacional é como o gerente do seu computador ou celular. Ele organiza e controla tudo o que acontece, desde ligar o aparelho até abrir seus programas e aplicativos. Exemplos de sistemas operacionais são o Windows, no computador, e o Android, no celular. Sem ele, o dispositivo não funcionaria corretamente.

Veja AQUI dicionário completo

Sobre o autor: Jonny Ken

Corinthiano e Torcedor dos Celtics. Tentou ser biólogo, deu aulas para crianças, jovens e adultos mas se apaixonou pelas as maravilhas da área de Tecnologia. Já trabalhou com suporte, com redes e programação. Blogueiro desde 2006. Conhecido por ter criado o migre.me, popular encurtador de URL na década de 2010.

Textos Relacionados

SEM POSTS RELACIONADOS

2 respostas para “Qual a diferença entre Bloqueio, Suspender, Hibernar, Desligar e Reiniciar o computador?”

  1. Vanessa disse:

    O “nada a fazer” faz o quê? No exemplo dos gatos, não entendi bem. Ele ignora as ações? Muito obrigada pelo conteúdo!

    • Jonny Ken disse:

      Olá Vanessa!

      Corrigi o texto. Obrigado. O que eu quis dizer é que a opção que vem fabrica manda o notebook suspender quando fechamos a tampa. Só que como eu preciso que a máquina continue trabalhando de madrugada, eu altero isso para que ao fechar a tampa, o computador continue ligado. Principalmente pq os gatos adoram andar em cima das teclas. A única maneira de resolver isso é fechando a tampa do notebook! rs

      Obrigado pelo comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade