Você sabia que usar o celular, o computador ou até um simples aplicativo de mensagens pode proteger o seu cérebro? Uma pesquisa publicada na revista científica Journal of the American Geriatrics Society e divulgada pela revista VOCÊ S/A trouxe uma descoberta animadora. Idosos que usam a tecnologia no dia a dia têm menos risco de desenvolver demência.
Para quem não cresceu no mundo digital, usar um celular ou navegar na internet pode parecer difícil no começo. Mas é justamente esse desafio que faz bem para o cérebro. Aprender coisas novas, lidar com aplicativos diferentes, escrever mensagens e explorar o universo online exige atenção, memória, raciocínio e coordenação. Tudo isso estimula a mente.
O que a pesquisa descobriu?
Mais de 7 mil pessoas com 70 anos ou mais participaram do estudo. Os pesquisadores acompanharam essas pessoas por até 15 anos e observaram que aquelas que usavam computador, celular ou internet tinham até 40% menos risco de desenvolver demência em comparação com quem não usava.
Segundo os especialistas, o uso da tecnologia funciona como um exercício para o cérebro, assim como palavras cruzadas ou jogos de memória. Só que com um diferencial. A tecnologia também conecta as pessoas, ajuda na comunicação com familiares, amigos e até com serviços de saúde.
Usar tecnologia não é só “coisa de jovem”
Se você já ouviu que celular, internet ou computador são coisas “de gente nova”, saiba que isso não é verdade. Cada vez mais vovôs e vovós estão se adaptando ao mundo digital. Não para seguir modinhas, mas para cuidar de si mesmos, se manterem ativos e conectados com o mundo.
Além disso, aprender algo novo sempre traz benefícios. E com o tempo, tudo fica mais fácil. O importante é dar o primeiro passo e não ter vergonha de pedir ajuda.
Dicas simples para começar ou continuar
- Use o celular para mandar mensagens para os filhos e netos
- Procure vídeos no YouTube sobre assuntos que você gosta
- Experimente jogar palavras cruzadas ou quebra-cabeças no celular
- Faça chamadas de vídeo com amigos e familiares
- Siga páginas e perfis que explicam a tecnologia de forma clara (como o nosso @vovospontocom)
Você não precisa virar expert em tecnologia. Mas pode fazer dela uma aliada para sua saúde mental e qualidade de vida.
Viver conectado é viver com mais autonomia
Mais do que modernidade, estar no mundo digital é uma forma de ter mais autonomia. A tecnologia pode ajudar a lembrar dos remédios, marcar consultas, pagar contas sem sair de casa e, agora, sabemos. Também pode ajudar a preservar a mente.
Mexer no celular não é perda de tempo. É um cuidado com o seu cérebro. E aqui no Vovôs Pontocom, estamos sempre prontos para caminhar ao seu lado nessa jornada.
Fonte: VOCÊ S/A, com base no estudo da Journal of the American Geriatrics Society
Gostou das dicas? Então compartilhe esse post com outras pessoas que também podem se beneficiar!
E se ainda não segue o nosso projeto nas redes, procure por @vovospontocom. Temos sempre conteúdos novos, feitos com carinho especialmente para vovôs e vovós.
Deixe um comentário