Ok! Você decidiu escolher um smartphone, mas ai temos várias marcas para escolher. Qual o melhor?
A primeira decisão que você terá que tomar é usar um aparelho com sistema operacional Android ou um iPhone.
O que é um sistema operacional?
Temos um capítulo no nosso site explicando mais detalhadamente sobre isso (clique AQUI). Mas resumidamente imagine um restaurante, onde você é um cliente e quer comer algo. O garçom entrega o cardápio, pega os seus pedidos, vai até a cozinha e depois traz os pratos feitos. Conseguiu imaginar?
No nosso caso, o restaurante seria o “computador” e precisamos qua alguém seja o garçom, levando e trazendo nossos pedidos para a máquina. Esse “alguém” é o “sistema operacional”.
O computador é uma máquina composta por uma placa com vários chips. Para você conseguir interagir com a máquina existe o Sistema Operacional. É ele que cuida da interação da pessoa com a máquina.
Existem vários sistemas operacionais e provavelmente você já ouviu falar de alguns: Windows, Linux, MacOS… Mas como estamos falando de celulares, vamos conhecer os dois principais: o Android e o iOS (lê-se “Ai Ô ésse“)
iOS
A Apple, conhecida por seus computadores e aparelhos de música, lançou o primeiro iPhone em 2007. A ideia era mudar completamente a forma como usamos os celulares. Antes, era comum precisar de canetas especiais ou mini teclados para escrever na tela. Com o iPhone, tudo passou a ser feito com o toque dos dedos, o que permitiu que os celulares tivessem telas maiores e fossem mais fáceis de usar.
O sistema operacional do iPhone, chamado iOS, foi criado pela própria Apple. Isso significa que apenas os aparelhos da Apple, como iPhones e iPads, utilizam esse sistema. Como a Apple cuida de todos os detalhes, tanto do sistema quanto dos aparelhos, isso garante que tudo funcione de forma muito suave e fácil de usar.
Android
O Android foi lançado pelo Google em 2008, pouco depois do iPhone. O objetivo era criar um sistema que pudesse ser usado em muitos tipos diferentes de celulares, feitos por várias marcas. Antes do Android, os celulares tinham sistemas que eram mais difíceis de usar e menos flexíveis.
Diferente do iOS, o Android pode ser utilizado por várias marcas de celulares, como Samsung, Motorola e Xiaomi. Isso fez com que o Android se tornasse o sistema operacional mais popular no mundo. Assim como no iPhone, o Android permite que você use o celular com o toque dos dedos, facilitando a navegação e o uso das várias funções do aparelho.
Qual sistema operacional devo escolher?
Android x iPhone é tipo Fla x Flu, Palmeiras x Corinthians, Grêmio x Inter, Atlético x Cruzeiro… Muitas vezes as opiniões parecem mais de torcedores do que de usuários.
Se você está pensando em comprar um celular, seja novo ou usado, uma dica importante é escolher um aparelho que tenha o mesmo sistema operacional que sua rede de apoio (família, amigos ou cuidadores) utiliza. Isso facilita muito na hora de tirar dúvidas, pois as pessoas ao seu redor estarão mais familiarizadas com o mesmo sistema.
Tanto o iOS quanto o Android são sistemas operacionais muito seguros. A maioria dos problemas de fraude ou golpes que ocorrem com celulares não é por falhas dos aparelhos, mas por erros humanos. Por isso, é importante acompanhar nossa seção de segurança para se manter sempre protegido!
A principal diferença entre os dois sistemas acaba sendo o preço: os celulares top de linha da Apple (com iOS) costumam ser um pouco mais caros do que os aparelhos top de linha que utilizam Android. Além disso, dentro do universo Android, há uma grande variação de preços, com opções para todos os bolsos.
Minha sugestão é sempre pedir a opinião de alguém da sua rede de apoio ou de um vendedor de confiança antes de fazer a compra.
Entre 2014 e 2020, eu usei Android porque era o que cabia no meu orçamento. Em 2021, acabei mudando para os celulares da Apple por causa do trabalho, e estou usando até hoje. Mas eu voltaria para o Android sem problemas, se fosse necessário.
Se você for comprar um celular Android novo, recomendo escolher um aparelho com pelo menos 8 GB de memória RAM. Se for optar por um iPhone, sugiro o iPhone 13 ou modelos mais recentes. Eles podem custar um pouco mais, mas trarão menos dores de cabeça no dia a dia.iOSiPhone
Também é importante verificar a qualidade das fotos. Aparelhos novos mais baratos podem ter câmeras de qualidade inferior. Se tirar boas fotos é importante para você, vale a pena investir um pouco mais em um aparelho com uma câmera melhor.
E os celulares usados?
Celulares usados podem ser uma ótima opção, e falamos mais sobre isso nesse post!
Resumo: Tanto o iOS da Apple quanto o Android da Google são bons sistemas operacionais. Minha recomendação é escolher o sistema que sua rede de apoio utiliza, pois isso facilita na hora de pedir ajuda, caso tenha dúvidas.
Deixe um comentário