Fechar ✖

Quer receber nossas melhores dicas e atualizações direto no seu computador? Clique e quando aparecer a pergunta "🔔Mostrar notificações", clique em "Permitir"!

Vovó Yayá apontando
Tamanho do texto:

#FalaVovo – Panela de pressão elétrica: vale a pena?

Por Jonny Ken

Em

Ouça esse post:

E ainda na parte de eletrodomésticos, a pergunta de hoje veio de Thais L., de Mariana, MG

Panela de pressão elétrica: vale a pena?

Convenhamos: todo mundo tem medo de panela de pressão. Quem nunca ouviu história de que a cozinha do vizinho do primo da tia explodiu por causa da panela de pressão? Ou assistiu a algum filme e ficou traumatizado para o resto da vida!?

Para muitos, entrar na cozinha e ouvir aquele “fissssssssss” dá calafrios.

Explosão de panelas de pressão: cuidados para evitar acidentes - Hora  Campinas

Panela de pressão explode, causando ferimentos em mãe e filha. (Fonte: Jornal Estado de Mato Grosso )

Mas e se eu mostrar que existe uma maneira muito mais segura de usar a panela de pressão? A panela de pressão elétrica!

Mas não é a mesma coisa?

Não. A panela de pressão elétrica é muito mais segura.

A panela de pressão tradicional é usada no fogão. Todo mundo deixa o fogo aceso mesmo quando ela pega pressão, fazendo com que a válvula solte um pouco dessa pressão sempre que começa a aumentar. Daí vem o “fsssssssssss” clássico da tampa!

A panela de pressão elétrica controla a temperatura. Quando a pressão chega ao nível ideal, ela para de aquecer. Por isso, na versão elétrica não existe o “fsssssss” tradicional.

Para abrir também é mais simples. Basta deixar esfriar um pouco e girar a válvula de segurança. Ela trava sozinha, fazendo toda a pressão sair. Não precisa nem de garfo nem de levar a panela embaixo d’água.

Além disso, travas de segurança não permitem que alguém abra a panela quando ela está sob pressão. Ideal para quem tem pessoas curiosas em casa.

Tem mais vantagens?

Sim! Ela é mais fácil de lavar, já que você só precisa tirar a cesta do meio, que é bem mais leve. E, o principal: temporizador (timer). Você consegue configurar para ela ligar e desligar automaticamente. Por exemplo: você pode deixar tudo dentro da panela de manhã, pedir para ela ligar às 18 horas e ficar 30 minutos na pressão. Com isso, ao chegar em casa, sua sopa estará praticamente pronta.

Outra vantagem é que ela tem programas gravados. Se você não sabe quanto tempo leva para o feijão ficar pronto, é só escolher “feijão” e pronto!

Você configura qual o tipo de alimento que vai na panela. Com isso ele desliga sozinho, sem correr o risco de queimar a comida ou explodir a panela

Também é ótima para quem é esquecido. Além de programar o tempo de pressão, caso ela encontre algum problema, desliga automaticamente.

E ela também mantém a comida quente, sem queimar o fundo da panela!

E, para mim, a parte mais legal: funciona em qualquer tomada! Não precisa ser 20A como no forno elétrico ou na Air Fryer!

Importante

Falando em panela de pressão, não esqueçam de fazer as revisões das suas panelas: limpar a válvula, verificar a vedação da borracha e checar se tudo está bem preso. Com a manutenção em dia, todas as panelas são seguras! 🙂

Sobre o autor: Jonny Ken

Corinthiano e Torcedor dos Celtics. Tentou ser biólogo, deu aulas para crianças, jovens e adultos mas se apaixonou pelas as maravilhas da área de Tecnologia. Já trabalhou com suporte, com redes e programação. Blogueiro desde 2006. Conhecido por ter criado o migre.me, popular encurtador de URL na década de 2010.

Textos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade