Alguns anos atrás, quando iamos comprar uma TV, precisavamos só saber o tamanho da tela (14 polegadas, 21 polegadas, 29 polegadas, etc) e no máximo se era tela plana ou não.
Atualmente, além saber o tamanho da tela, você precisa saber a definição da tela (Full HD, 4K e 8K), o tipo (LED, OLED, AMOLED), tipos de entrada, etc.
Hoje vamos falar um pouco sobre Definição (ou resolução), pois além de usar na compra de TV, você também usa no dia a dia na hora de assinar a Netflix, imprimir fotos, comprar smartwatch, etc.
O que é Definição da imagem?
Vamos fazer uma brincadeira. Imagine que você vai ter que desenhar uma paisagem super realista, mas somente com 2 pontos na tela. Provavelmente ficaria algo assim:
Não da para ver muita coisa, né? Vamos melhorar. Ao invés de 2 pontos, vamos tentar com 144 pontos (16 pontos na horizontal e 9 na vertical).
Melhorou, mas continua ruim. Vamos aumentar para 14.400 pontos (160 pontos na horizontal e 90 na vertical)!
Agora sim conseguimos identificar algo!
Com isso podemos concluir que quanto mais pontos, melhor a definição da imagem.
Definição da imagem é a quantidade de pontos utilizados para formar a imagem. E, como percebemos, quanto mais pontos, melhor a definição. Quando falamos de telas (monitor, TV, relógio, etc), cada ponto da imagem é chamado de “Pixel”.
A primeira imagem é formada por uma definição de 2×1 pixels – 2 pixels de altura por um de largura. Na segunda, 16×9 pixels – 16 pixels de largura por 9 pixels de altura que dá uma imagem de 144 pixels no total. E, na terceira onde podemos ver alguma coisa, 160×90 pixels, que dá 1.440 pixels.
Mas o que a definição da imagem tem a ver com Full HD, 4k ou 8k?
As TVs de tubo embora não usassem essas medidas, tinha uma definição semelhante a 640×480 pixels. No nosso quadro, ficaria assim:
Dava para assistir e a gente passou boa parte da vida assistindo TV assim.
Na copa de 2002 (a do Penta com o Ronaldinho Cascão) as TVs começaram a transmitir sinal HD e mais tarde em FullHD. O que isso significa? Significa que aumentaram a definição para 1920 x 1080 pixels. Com isso, os detalhes das imagens passaram a ser mais perceptíveis. No nosso exemplo, temos:
E, do mesmo jeito, as TVs mais novas estão vindo com definição 4K, ou seja, 3.840 x 2160 pixels! E alguns modelos estão vindo a incríveis 8K – 7680 x 4320 pixels!
Talvez pelo celular ou monitor não dê para ver a diferença, mas vamos dar um zoom naquele senhor de azul.
Acho que agora dá para ver melhor a diferença das definições.
Assistindo nas TVs mais modernas, você consegue ver melhor detalhes do fio de cabelo da atriz ou cada grama do chão no futebol. Isso aumenta a imersão enquanto assistimos, dando a impressão que estamos assistindo ao vivo o evento!
Então concluímos que quanto melhor a definição, melhor a qualidade da imagem. Então sempre temos que comprar a TV com melhor definição, certo?
Como tudo na vida, a resposta é…
Depende!
A TV com definição FullHD já resolve grande parte das necessidades! É o que as TVs abertas (SBT, Globo, Record, Band, etc), TVs a cabo (SporTV, MultiShow, ESPN, Discovery, etc) e streamings (Netflix, Max, Prime, Disney+, etc) trabalham!
Na TV aberta atualmente (2025) pouquíssimos conteúdos são transmitidos com sinal 4K de qualidade. Na TV a cabo, somente alguns jogos e ainda precisa assinar pacote exclusivo.
No Streaming algumas séries e filmes possuem opção 4K, mas o pacote também é mais caro.
Agora, transmissão 8K é raríssimo. Somente para quem joga videogame ou computador.
Então se for comprar uma TV ou monitor, uma definição FullHD já é o suficiente. O preço é mais acessível e vai suprir toda necessidade dos vovôs e vovós!
Mas como TV 4K está virando padrão no mercado, provavelmente ele estará com o mesmo preço da TV FullHD, então nesse caso, vale comprar a TV 4K porque ela também funciona normalmente com o sinal FullHD.
Na hora de comprar só preciso ficar sabendo se é Full HD, 4k, 8k…?
Na verdade não. Tem outros fatores como frequência, tamanho da tela, se é smart, etc etc etc. Mas isso vamos deixar para um próximo texto!
Resumo: A definição de uma tela significa quantos pixels ele consegue exibir. Quanto mais pixels, mais detalhes você poderá ver. As transmissões atualmente são na maioria em FullHD (1920 x 1080 pixels). Alguns streamings já estão transmitindo a 4K, que provavelmente vai ser o padrão dos próximos anos. Se for comprar uma TV, atualmente vale ainda pegar uma FullHD, mas se a 4K tiver o mesmo preço, vá de 4K.
Deixe um comentário